LAN figura entre as 3 empresas reconhecidas na categoria Ouro em gestão de Mudanças Climáticas

Segunda-feira, 04 de novembro de 2013.- Em premiação realizada ontem no edifício Transoceánica no Chile, foram apresentados os 10 primeiros colocados na 4ª edição da Pesquisa Líderes em Mudanças Climáticas. A iniciativa visa mensurar o avanço das empresas no tema mudanças climáticas, identificar as instituições mais comprometidas com a gestão de suas emissões e divulgar as melhores práticas e tendências aplicadas ao nosso país.

A edição 2013 premiou na categoria Ouro as instituições que obtiveram resultado acima de 70% e incluíram a gestão das mudanças climáticas como parte uma integral do seu negócio. Além disso, a categoria premiou as empresas que estabeleceram e divulgaram suas políticas e estratégias, incluindo métricas de emissões de Gases do Efeito Estufa, em toda a sua cadeia de valor, mantendo um compromisso sólido de comunicação aos seus prestadores de serviço, funcionários e clientes, entre outros. As organizações laureadas com tal distinção foram a LAN, a Colbún e a Concha y Toro.

Enrique Guzmán, Gerente de Meio Ambiente da LAN, destacou: “Estamos orgulhosos de receber este reconhecimento. Na LAN, nosso compromisso constante com o meio ambiente passa pela gestão eficiente e responsável. Nos preocupamos, entre outras coisas, em incorporar novas tecnologias às nossas operações e manter uma frota composta pelas aeronaves mais modernas do mundo, otimizando assim o uso dos recursos e promovendo a proteção das comunidades onde operamos.”

Já Marcos Kulka, presidente da Fundação Chile, explica que “na medida em que possuímos sistemas de maior eficiência energética, que conseguimos promover a utilização de energias renováveis não convencionais e que minimizamos a utilização dos recursos hídricos, a cadeia de valor das empresas passa a causar um impacto positivo e, com isso, tornam-se mais competitivas. Da mesma forma, este cenário fará com que o consumidor final exija produtos menos danosos ao meio ambiente.”

“Tanto para a revista Capital como para a Fundação Chile, é essencial distinguir entre as empresas mais comprometidas com o planeta e as mais preparadas para enfrentar a questão das mudanças climáticas”, ressalta o diretor da Revista Capital, Roberto Sapag.

Categoria Prata

Além disso, o encontro reconheceu instituições que se destacaram na categoria Prata, de acordo com os resultados obtidos em quatro dimensões mensuradas: compromisso com governança corporativa, medição e análise, ações de melhoria e comunicação.

Nesta categoria foram premiadas as empresas que obtiveram resultados superiores a 60% na pesquisa das quatro dimensões. Além disso, foram homenageadas as entidades que desenvolveram seu processo de gestão através de diversas atividades como medição, ações de redução de Gases do Efeito Estufa e comunicação interna. Essas empresas foram: Arauco, Chilerecicla, Enaex, Mall Plaza, Masisa, Natura e Sodimac.