A LAN AIRLINES REPORTA ESTATÍSTICAS OPERACIONAIS DE FEVEREIRO DE 2012

Santiago, 9 de março de 2012 – a LAN Airlines S.A. e suas filiais ("LAB" ou "a Companhia") (Bolsa de Comercio de Santiago: LAN / NYSE: LFL) uma das companhias aéreas líderes da América Latina no transporte de passageiros e carga, publicaram hoje as estatísticas preliminares de tráfego e indicadores de pontualidade para fevereiro de 2012 comparadas com fevereiro de 2011

O tráfego de passageiros aumentou 17,2% enquanto que a capacidade incrementou 15,6%. Como resultado, o fator de ocupação para o mês aumentou 1,2 pontos porcentuais para 83,4%. O tráfego internacional de passageiros representou aproximadamente 65,5% do total do tráfego de passageiros do mês.

O tráfego doméstico de passageiros na Argentina, Chile, Peru, Equador e Colômbia aumentou 21,3% enquanto que a capacidade incrementou 18,1%. Como resultado, o fator de ocupação aumentou 2,2 pontos porcentuais para 82,1%. O tráfego internacional de passageiros aumentou 15,2% enquanto que a capacidade incrementou 14,3%. Como resultado, o fator de ocupação para o mês aumentou 0,6 pontos porcentuais para 84,1%. A capacidade nas rotas internacionais cresceu impulsionada principalmente por aumentos em certas rotas regionais.

O tráfego de carga diminuiu 1,7%, enquanto que a capacidade aumentou 1,4%. Como resultado, o fator de ocupação diminuiu 2,1 pontos porcentuais para 65,1%. O pouco aumento na capacidade de carga é devido a que não têm sido incorporados cargueiros desde janeiro de 2011, além de uma diminuição na capacidade de carga dos aviões de passageiros, diminuindo a capacidade total do negócio de carga. A diminuição no tráfego é correspondida com a fraqueza dos mercados de carga em nível mundial, fato que impulsionou a competência adicional na América do Sul (especialmente no Brasil), além de novas regulações na Argentina, que reduziram as importações durante fevereiro de 2012.