Situação regulatória em Chile da associação entre LAN e TAM

Santiago, Chile, 1° de Fevereiro de 2011.

LAN Airlines S.A. (LAN) (NYSE: LFL/IPSA: LAN) informa que com data 27 de Janeiro de 2011 celebrou com a Fiscalía (Procuradoria) Nacional Econômica (FNE) um acordo extrajudicial em relação com a investigação que a FNE levou a cabo por vários meses quanto aos potenciais impactos competitivos da associação entre LAN e TAM S.A. (TAM). Nessa mesma data, tal acordo extrajudicial foi apresentado ao Tribunal da Livre Concorrência (TDLC). A legislação chilena de livre concorrência autoriza à FNE a celebração deste tipo de acordos, os quais só poderão entrar em vigência se contarem com a aprovação posterior do TDLC com arranjo a um procedimento abreviado.

No dia 28 de Janeiro de 2011, em resposta a uma apresentação realizada por uma associação chilena de consumidores – Conadecus, o TDLC decidiu não revisar o acordo entre a FNE e LAN, decidindo em vez disso submeter a associação entre LAN e TAM ao processo de consulta voluntária ante o TDLC, com arranjo à normativa de livre concorrência (o que poderia atrasar de forma importante a associação). LAN e TAM não podem materializar a associação até que o TDLC não haja terminado este processo e haja emitido sua decisão final aprovando a operação. Por conseguinte, TDLC decidiu – em forma inédita e sem precedente –revisar esta associação sob o processo de consulta voluntária a pedido de uma terceira pessoa, que não tem a qualidade de parte desta associação e que é alheia à FNE.

LAN encontra-se avaliando suas opções à luz desta decisão sem precedentes emitida pelo TDLC.

Acerca de LAN

LAN Airlines é uma das linhas aéreas líderes da América Latina no transporte de passageiros e carga. A companhia serve ao redor de 70 destinos no mundo através de uma extensa rede que oferece ampla conectividade dentro da região unindo, por sua vez, América Latina com Estados Unidos, Europa e o Pacífico Sul. Através de diversos acordos de códigos compartilhados, LAN Airlines e suas filiais servem adicionalmente outros 70 pontos internacionais. LAN Airlines e suas filiais lideram os mercados domésticos do Chile e do Peru, além de ter una importante presença nas rotas nacionais da Argentina e do Equador. Adicionalmente, em novembro de 2010, LAN adquiriu a linha aérea colombiana AIRES.

Atualmente LAN Airlines e suas filiais operam 118 aviões de passageiros enquanto a LAN CARGO e suas filiais contam com 13 aeronaves de carga, com uma das frotas mais modernas do mundo, o que significa maior eficiência e uma significativa redução das emissões de CO2, refletindo assim seu importante compromisso com a proteção do meio ambiente.

LAN é uma das poucas linhas aéreas do mundo classificadas como Investment Grade (BBB). Seus padrões internacionais de qualidade lhe valeram ser membro da oneworld™, a aliança global de linhas aéreas que LAN integra há 10 anos e que reúne as melhores companhias a nível mundial. Para maiores informações visite www.lan.com ou www.oneworldalliance.com