LAN informa que entregou toda a informação requerida pelo TDCL

Santiago, 27 de setembro de 2011.

Em uma reunião do Diretório realizada no dia de hoje realizou-se uma análise da sentença do Honorável Tribunal de Defesa da Livre Concorrência (TDLC), por ocasião da fusão entre LAN e TAM, incluindo a relevância das medidas de mitigação. A companhia confirma que continuará analisando durante esta semana estas medidas, seu impacto e efeitos.

Em sua análise, o Diretório sentiu, entretanto, o dever de esclarecer que LAN cumpriu com o Plano de Auto-regulação, como de fato reconhece o próprio TDLC, e que entregou de maneira transparente, oportuna e veraz toda a informação cada vez que lhe foi requerida pelo Honorável Tribunal.

Em linha com ele, apresentou no dia de hoje perante ante o TDLC uma solicitação para que retifique erros de cálculos numéricos incorridos na sentença e que servem de fundamento a afirmações e conclusões que se vertem neste, que são hoje de preocupação pública, e que afetam a reputação da empresa e dos que trabalham nela.

A sentença incorre em erros a respeito do cálculo numérico de yields de LAN (tarifas por quilômetro em cada rota), o que derivou no questionamento por parte do TDLC da informação entregue pela companhia ao próprio TDLC e, no marco de seu Plano de Auto-regulação, à Junta de Aeronáutica Civil. Tais erros levaram o Honorável Tribunal a incorrer em uma sobreestimação significativa tanto dos yields como dos ingressos gerados pelas rotas contidas em seus cálculos, questionando as conclusões dos especialistas cujos relatórios encarregou LAN e apresentou ao TDLC para demonstrar suas afirmações no sentido de que suas tarifas para voos nacionais no Chile são em média mais baixas que as que existem no mercado doméstico dos Estados Unidos.

A companhia destaca, por último, que além da análise que faz e os cursos de ação que adote, LAN continua trabalhando nas atividades pendentes para concretizar a transação, e confia concluir o processo de fusão com TAM no primeiro trimestre de 2012.

Acerca de LAN

LAN Airlines é um das linhas aérea líderes da América Latina no transporte de passageiros e carga. A companhia serve ao redor de 76 destinos no mundo através de uma extensa rede que oferece ampla conectividade dentro da região unindo, por sua vez, América Latina com Estados Unidos, Europa e o Pacífico Sul. Através de diversos acordos de códigos compartilhados, LAN Airlines e suas filiais servem adicionalmente outros 93 pontos internacionais. LAN Airlines e suas filiais lideram os mercados domésticos do Chile e do Peru, além de terem uma importante presença nas rotas nacionais da Argentina e do Equador. Adicionalmente, em novembro de 2010, LAN adquiriu a linha aérea colombiana AIRES.

Atualmente LAN Airlines e suas filiais operam 125 aviões de passageiros enquanto LAN CARGO e suas filiais contam com 14 aeronaves de carga, com uma das frotas mais modernas do mundo, o que significou maior eficiência e uma significativa redução das emissões de CO2, refletindo assim seu importante compromisso com a proteção do meio ambiente.

LAN é uma das poucas linhas aéreas do mundo classificadas como Investment Grade (BBB). Seus padrões internacionais de qualidade lhe valeram ser membro da oneworld tm, a aliança global de linha aéreas que LAN integra há 10 anos e que reúne as melhores companhias a nível mundial. Para maiores informações visite www.lan.com ou www.oneworldalliance.com.

INFORMAÇÃO ADICIONAL SOBRE A COMBINAÇÃO DE NEGÓCIO PROPOSTA E ONDE ENCONTRÁ-LA:

Este comunicado de imprensa contém declarações a futuro. Tais declarações podem incluir palavras tais como "antecipa", "estima", "espera", "projeta", "pretende", "planeja", "acha" ou outras expressões similares. As declarações a futuro são declarações que não são fatos históricos, incluindo declarações sobre nossos pontos de vista e expectativas. Estas declarações se baseiam nos atuais planos, estimativas e projeções, e, portanto, você não deve basear sua confiança totalmente nelas. As declarações a futuro implicam riscos e incertezas inerentes. Advertimos que um importante número de fatores poderia causar que os resultados reais fossem diferentes materialmente daqueles contidos em qualquer declaração a futuro. Estes fatores e incertezas incluem, em particular, os descritos nos documentos que apresentamos perante a Securities and Exchange Commission de EE.UU. As declarações prospectivas se referem somente à data em que são realizadas, e não assumimos nenhuma obrigação de atualizar publicamente nenhuma delas, seja pelo surgimento de uma nova informação, eventos futuros ou outros.

Este comunicado de imprensa se refere a uma proposta de combinação de negócios entre Lan Airlines S.A. (LAN) e TAM S.A., que será objeto de uma declaração de registro e prospecto que será apresentado perante a SEC por LAN e da qual se formará uma nova entidade com respeito a essa combinação. Este comunicado de imprensa não é um substituto da declaração de registro, do prospecto ou dos materiais de oferta que LAN e a nova entidade apresentaram ante a SEC ou qualquer outro documento que possa ser apresentado à SEC ou enviado aos acionistas em relação à combinação de negócios proposta. OS INVESTIDORES E DETENTORES DE VALORES DEVEM LER A DECLARAÇAO DE INSCRIÇÃO, PROSPECTO, DOCUMENTOS DE OFERTA DE TROCA E TODOS OS OUTROS DOCUMENTOS RELEVANTES APRESENTADOS OU QUE SERÃO APRESENTADOS ANTE A SEC À MEDIDA QUE SE ENCONTREM DISPONÍVEIS POIS CONTERÃO INFORMAÇÃO IMPORTANTE SOBRE A COMBINACIÓN DE NEGÓCIOS PROPOSTA. Todos esses documentos, quando apresentados, estarão disponíveis de maneira gratuita na página web da SEC (www.sec.gov) ou podem ser solicitados diretamente para LAN, no teléfone 56-2-565-3944 ou ao correio eletrônico investor.relations@lan.com.