Comitê de Diretores

Conforme a Lei de Sociedades Anônimas do Chile, e sua emenda sob a Lei Nº 19.705, Lan Airlines deve ter um comitê do diretório composto por não menos de três membros do diretório. Lan Airlines estabeleceu um comitê do diretório composto por três pessoas, o qual, além de outras obrigações, é responsável de:

  • Examinar os relatórios dos auditores externos de Lan Airlines, os estados de situação e outras declarações financeiras que os administradores de Lan Airlines entregam aos acionistas, e emitir uma opinião com respeito a ditos informes prévio a apresentação aos acionistas para sua aprovação.
  • Propor auditores externos e agências de classificação de riscos.
  • Avaliar e propor auditores externos e agências de qualificação de riscos.
  • Examinar os relatórios de controle interno relacionados com transações com terceiros.
  • Examinar e informar todo o relacionado a transações com terceiros.
  • Examinar a escala de pagamentos dos altos diretivos de Lan Airlines.

Sob a lei Chilena é necessário que LAN, na medida do possível, nomeie uma maioria de diretores independentes para o comitê do diretório. Os requerimentos correspondentes de independência estão estipulados na Lei de Sociedades Anônimas do Chile, e sua emenda sob a Lei Nº 19.705, relativa à relação entre os diretores e os acionistas que controlam a corporação. Um diretor se entende como independente quando ele ou ela podem ser eleitos sem importar o voto dos acionistas majoritários.

Segundo as normas dos Estados Unidos, é exigido ter um comitê auditor composto pelo menos por três membros do diretório, que se ajuste aos requisitos de independência estipulados na Regra 10A-3 sob o Securities Exchange Act de 1934. Dada a similitude das funções que devem exercer o Comitê do Diretório e o comitê auditor, nosso Comitê do Diretório exerce como o Comitê Auditor em virtude da Regra 10A-3 sob o Securities Exchange Act de 1934.

Em 30 de novembro de 2007, todos os membros do Comitê do Diretório, que também exercem como o Comitê Auditor, eram independentes de acordo à Regra 10A-3 sob o Securities Exchange Act de 1934.

Em 25 de maio de 2010 o Diretório de LAN designou por unanimidade aos diretores senhores Jorge Awad Mehech, Juan Gerardo Jofré Miranda e Ramón Eblen Kadis como membros do Comitê de Diretores. Os três diretores anteriores são qualificados como independentes de acordo às disposições do artigo 50 bis à Lei N°18.046 sobre Sociedades Anônimas.